segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Habanero Chocolate & Bhut Jolokia – Duas pimentas e um molho incendiário

Sou um fã inveterado de pimentas. Adoro experimentar todas as que vejo. Acho fantástico o sabor e “potência do ardor” de cada uma, seus formatos e, principalmente seus coloridos. Se estou em algum lugar diferente e vejo alguma pimenta diferente, tenho de experimentar, apesar de muitas vezes ter exagerado na dose e quase cuspir fogo. Se eu encontro alguma variedade que não conheço em algum mercado, não penso duas vezes e compro. É compulsivo. Foi assim com as duas que estrelam o OBA Gastronomia de hoje, Habanero Chocolate e Bhut Jolokia.
Como tudo que nos é novidade, a primeira coisa que fiz foi a busca Google, nossa salvação. Lá encontrei dois blogs especializados em pimentas e que serviram para embasar o tema de hoje: Pimentas Web e Viciado em Pimentas. Belas fontes de informações sobre o que quiser saber sobre pimentas.
HABANERO CHOCOLATE
Recebe esse nome devido a sua cor e não pelo seu sabor. Também conhecida como Congo Black Habanero.
Espécie de Habanero super picante que pode atingir 580.000 SHU na escala Scoville. Definitivamente não é uma pimenta para os iniciantes da culinária apimentada, pois é muito “quente”, mesmo para uma habanero.
É a pimenta favorita no Caribe para fazer molhos barbecue e marinados, por ter um sabor típico difícil de ser substituído por outras pimentas. Também podem ser secos e defumados (chipotle), para se fazer molhos exóticos.
É um pouco mais ardida que a BLACK HABANERO sendo considerada a pimenta “domesticável” mais picante que se tem conhecimento.
Originária da Jamaica, esta preciosidade varia do tom esverdeado a Marrom “Bombom”, sendo sua semelhança de cor ao Chocolate muito grande.
Tem sabor extremamente frutado. A primeira sensação ao ingeri-la é de estar comendo uma fruta porém muito mas muito ardida.
Muito utilizada seca e defumada. (Fonte: Pimentas Web)
Pimenta Habanero Chocolate
BHUT JOLOKIA
A Bhut Jolokia, também conhecida como Naga Jolokia, Ghost Chili, Ghost Pepper e Naga Morich, é uma pimenta de origem indiana considerada pelo Guinness World Records a terceira pimenta mais forte do mundo, com 1.304.000 SHU.
O efeito bombástico da pimenta começa na língua. Quando alguém morde a pimenta, ela se rompe e libera a capsaicina, seu composto químico ativo mais importante. A substância estimula os receptores de calor e de dor presentes em toda a língua. O cérebro interpreta esse ardor como se a língua tivesse sido queimada. E faz com que os receptores opióides do sistema nervoso simpático produzam endorfina – responsável pela sensação de bem-estar. (Fonte: Viciado em Pimentas)
Pimenta Bhut Jolokia
Algumas das duas pimentas que adquiri viraram um “molho explosivo”, ideal para aquelas pessoas que te perguntam se você tem uma pimenta “realmente forte” para servir. Caso encontrem estas duas variedades, preparem este molho. Apesar de bem ardido, o sabor é delicioso.


Molho de Habanero Chocolate e Bhut Jolokia

por 7 de julho de 2016

  • Tempo de Preparo : 5 minutes
  • Tempo de Forno : 10 minutes

Ingredientes

Modo de Preparo

Retire os cabinhos das pimentas e lave-as bem. Seque com papel toalha.
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 2 minutos. Retire e coloque em uma panela. Leve para aquecer em banho-maria por 10 minutos. Espere esfriar e coloque nos recipientes definitivos. Mantenha em geladeira e use com parcimônia.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...