sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

A escolha perfeita para plantar flores, arbustos e diversas plantas em vasos!


A vermiculita expandida

08 de dezembro de 2015 • Por Sidnei Trindade, em CuriosidadesJardinagemPaisagismo


Usar o substrato correto é um dos segredos de um jardim bem cuidado e de plantas devidamente fixas em vasos ou no próprio solo. Já falamos do bokashi, muito usado por quem preza pelas suas orquídeas, e agora falaremos sobre a vermiculita expandida.
A vermiculita é um mineral que é submetido a altas temperaturas para sofrer a expansão que a torna apta para uso em diversas atividades, como a construção civil e a siderurgia. Por razões óbvias, nos ateremos ao uso na jardinagem.
A vermiculita expandida graças à exposição ao aumento da temperatura é um excelente substrato e um corretor de pH de solos. Por ter pH neutro, ela consegue corrigir a acidez da terra. Sua grande capacidade de absorver água faz com que o solo não fique demasiado encharcado mas permaneça devidamente úmido e próprio para manutenção de plantas perenes.
vermi2
A leveza da vermiculita expandida faz com que ela seja a escolha perfeita para plantar flores, arbustos e diversas plantas em vasos e cachepôs, além de ser muito usada para a confecção de mudas. A raiz das plantas não encontram dificuldade para se expandir nem para drenar os nutrientes necessários à nutrição das plantas. Quando a vermiculita expandida é acrescentada ao solo arenoso, ele ganha mais capacidade de aeração e retenção de líquidos.
Quem opta por preencher jardins com grama tem na vermiculita expandida um aliado, pois suas características servem para que o crescimento radicular seja favorecido. Campos de futebol e hípicas usam o mineral na manutenção do solo gramado e obtêm bons resultados, principalmente com as gramíneas mais usadas nesses locais.
A vermiculita expandida também evita a chamada lixiviação, ou a retirada de nutrientes do solo pela força das águas pluviais ou quaisquer problemas semelhantes.
Consulte sempre um especialista para saber onde e como usar a vermiculita em seu jardim ou vasos.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...