quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

DEIXE SEU JARDIM MAIS COLORIDO COM GERÂNIOS


Veja como cultivar a espécie Pelargonium hortorum da flor
wall-flowers-164038_960_720Foto: Divulgação
O  gerânio é uma flor bastante usada para paisagismo.

Originários da África e com floradas que acontecem na primavera e verão, o gerânio é uma flor bastante usada para paisagismo. O tipo mais conhecido dessa flor é resultado do cruzamento entre o Pelargonium zonale e oPelargonium inquinans, um híbrido chamado Pelargonium hortorum – e é sobre esse tipo específico que vamos falar hoje.

Como principal característica seu melhor desenvolvimento em locais com temperatura mais amena, muita luz e água em abundância, os gerânios desta espécie podem apresentar flores simples ou dobradas, com uma variedade de flor branca, rosa, salmão, laranja, vermelho, (diversos tons de) magenta, lavanda e bicolores.

Como cultivar

Mesmo sendo uma planta de fácil cultivo, necessita de atenção especial quanto a luminosidade: os gerânios desta espécie necessitam de muita luz direta para seu desenvolvimento e florescimento – sem isso, ela não floresce.

A propagação de gerânios pode ser feita por estacas de ponteiros. Usa-se essas estacas com até 10 cm de comprimento, colocando em areia, vermiculita ou casca-de arroz carbonizada e mantidos úmidos, podendo cobrir o recipiente com saco de plástico transparente para não perder a umidade. A melhor época de realizar a estaquia é durante o inverno, período que antecede sua floração, e obtém-se resultado cerca de 15 dias.

Dicas para cuidar do seu gerânio

  • Certifique-se que o vaso ou jardineira tenha uma boa drenagem para que a água não fique empoçada no fundo e apodreça as raízes. O truque é colocar brita ou cacos de tijolos no fundo, por cima da areia úmida.

  • Não borrife água nas folhas, pois a flor prefere uma atmosfera seca.

  • Depois da floração na primavera e verão, pode os galhos pela metade para estimular o crescimento de novas flores. Se a sua planta estiver em vaso ou jardineira, replante-a a cada primavera ou verão.

  • Os gerânios são sensíveis e podem sofrer ataques de pragas e doenças. Verifique se sua flor não está adubada demais, se há luminosidade e água suficiente para ela ou se o local está frio demais.

Fonte: Mundo Husqvarna

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...