domingo, 19 de janeiro de 2014



Bom dia! Hoje semeei algumas castanhas portuguesas, doadas pelo nosso amigo padre Antoninho, lá de Passo fundo! Aproximadamente daqui a 4 anos pretendemos colher as primeiras castanhas.
Sucesso a todos!




Em média, a castanheira tem 20 metros de altura e apresenta crescimento rápido nos primeiros dez anos. É bastante longeva, e chega aos 150 anos. A casca é usada na produção de tanino e a madeira é aproveitada na construção civil e para produzir cogumelos shiitake.
Para iniciar o cultivo é importante verificar a disponibilidade de água. As chuvas são importantes e garantem crescimento e desenvolvimento; a irrigação suplementar pode ser necessária nos períodos de florescimento e frutificação. Os solos mais indicados são os de textura média, profundos e bem drenados, para evitar algumas doenças que atingem as raízes. 




É uma planta de clima temperado e por isso produz melhor em regiões onde haja período sem chuvas e com temperaturas amenas. Na época da maturação, temperaturas entre 25 e 30 graus são favoráveis.


As mudas devem ser adquiridas em locais idôneos para evitar entrada de doenças no local. Recomenda-se plantar pelo menos três plantas de cultivares diferentes para facilitar a polinização cruzada. Para a instalação de um pomar, o gasto fica em cinco reais a muda. Os tratos são simples: podas, retirada de restos de plantas e frutos danificados, irrigação, controle da erosão.
Características e curiosidades
• Fonte de proteína
Rica em proteína, a castanha portuguesa pode ser base de alimentação diária. Conta-se que soldados portugueses resistiram por vários anos à invasão romana, em uma região serrana da antiga Lusitânia, comendo farinha de castanha desidratada. Uma das formas de consumo era uma sopa de sabor adocicado e temperada com ervas aromáticas.
Investimentos
• Próxima etapa
Após aprender as técnicas de cultivo, os produtores de castanha portuguesa estão entrando na fase da difusão do seu consumo. A castanha pode ser componente para diferentes tipos de pratos, como sopas, doces e pães. Restaurantes são importantes canais de compra da polpa congelada para a elaboração de requintados cardápios.
Passo a passo
• Plantio: o ano todo, mas o começo da primavera é a melhor época para plantar
• Solo: textura média, profundo e com boa drenagem
• Clima: os cultivares são adaptáveis aos climas do Sudeste e Sul do Brasil
• Uso culinário: cozida, assada, desidratada, no preparo de carnes, ingrediente para sopas, purês, doces, bolos, pães e biscoitos
• Uso medicinal: rica em potássio e proteína, sua farinha pode ser uma opção para quem tem alergia ao glúten
• Colheita: de outubro a maio e a partir do quarto ano do plantio para comercialização
• Área mínima: 7 metros por 7 metros com plantação de árvores de cultivares diferentes para facilitar a polinização
• Investimento: R$ 15 a muda plantada
• Onde encontrar: Núcleo de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí (SP)

Consultora:
Silvana Catarina Sales Bueno, pesquisadora da Cati Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes, Caixa Postal 22, CEP 12.490-000, São Bento do Sapucaí, SP; tel. 3971-2046; npmsb@ig.com.br
Mais Informações:
Produtores de castanha:
Maria Helena Goffi

Tel. (12) 9199-2076
Fabio Homem de Melo
Tel. (12) 3641-1157
Reginaldo Martin Canoa
Tel. (35) 9959-1261

2 comentários:

deise camponovo disse...

onde consigo mudas de castanheira?????

eng, panerai disse...

viveiros especializados. Muda enxertada produzirá em 3 anos, a muda de semente levará 10 anos.ok sucesso!

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...