terça-feira, 2 de abril de 2013

Porto Alegre - Bairro Ipanema agora tem Feira de Produtos Orgânicos

Ipanema agora tem Feira de Produtos Orgânicos

                                                                                                   Gustavo Cruz
Aos sábados, das 7h às 13h, comunidade pode comprar
hortifrutigranjeiros e outros produtos

Os moradores de Ipanema e região que buscam uma alimentação mais saudável e, consequentemente, mais qualidade de vida contam, desde 9 de março,  com a Feira de Produtos Orgânicos de Ipanema. Aos sábados, sempre das 9h às 13h, são comercializados hortifrutigranjeiros e produtos coloniais, entre outros, na sede do Espaço Ecos (espacoecosportoalegre.blogspot.com), na esquina da Rua Déa Coufal com a Avenida Guaíba, com acesso pelo Calçadão.
Os primeiros três finais de semana mostraram o acerto dos organizadores e colaboradores em realizar um feira de produtos orgânicos, produzidos sem agrotóxicos no assentamento de Águas Claras, em Viamão. Além de incentivar que os agricultores fiquem na terra ao adquirir seus produtos, realizar a feira no bairro Ipanema atende uma antiga demanda da comunidade. “Moradores que já vieram nos visitar disseram que iam longe para conseguir produtos orgânicos”, destaca Jefferson Vieira, que coordena o projeto com Filippo Cauac e Jessé Andrade do Nascimento. 
Já pensando na ampliação das atividades, a ideia é abrir espaço para artesanato e, também, eventos comunitários, entre outros. Mas, no local, já são realizadas oficinas sobre o uso do bambu (terças e quintas às 9h30 ou segundas e quartas às 19h30), com atividades físicas, orientadas pela Integral Bambu, que, em busca do autoconhecimento e do autocuidado, envolvem alongamento, força e agilidade. Fundada há 12 anos em Brasília, a Integral está em Porto Alegre desde janeiro de 2012 e criou no Espaço Ecos um local ideal para as oficinas, em meio às arvores e próximo ao Guaíba: um domo geodésico com 10 metros de diâmetro, coberto com lona. Com base no conceito de bioconstrução, além de bambu, foram utilizados na obra materiais alternativos. Informações em cauacbambu.blogspot.com.
Outro participante da feira que pretende realizar atividades diferenciadas no local é o laboratório alquímico experimental Caverna Sagrada, que trabalha com resgate de saberes tradicionais e ancestrais.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...