terça-feira, 4 de outubro de 2011

Telhados verdes como solução de sustentabilidade urbana


Quadro Verde - Telhado ecológico ganha espaço no Brasil from Floricultura on Vimeo.

Telhados verdes como solução de sustentabilidade urbana


Este artigo foca a vantajem na utilização de tecnologias sustentáveis, que reduzem e mitigam os impactos negativos criados por superfícies impermeáveis ​​numa área ultra-urbana. Actualmente, 85 por cento da área da cidade de Lisboa está coberta por superfícies impermeáveis, tais como estradas, edifícios e estacionamentos. A deficiência grave de drenagem geralmente começa quando a quantidade de impermeabilização numa bacia hidrográfica atinge os 10 por cento.

Actualmente e no mundo, relativamente a grandes cidades, os técnicos de ordenamento estão a tentar utilizar um número de ferramentas e alternativas do ponto de vista da arquitectura e ordenamento urbano, afim de proteger as bacias hidrográficas das pressões de um maior crescimento urbano pela construção, sendo um problema reconhecido e assumido, mas na verdade e prática corrente, este problema é muitas vezes negligenciado com consequencias que se vão verificando regularmente em desiquilibrios e que tenderão a aumentar, tanto mais que as solução se vão adiando e as mais práticas acumulando.

Considerando que o telhado "verde" a aplicar em estruturas com telhados planos ou inclinados é uma técnica que a ser utilizada num misto de arquitectura, engenharia civil e paisagismo, pode ser fundamental para mitigar a degradação ambiental relacionada com a quantidade crescente de superfície impermeável e em simultâneo promover espaço verde adicional, algo de que uma cidade como Lisboa, carece em extremo.

http://www.ecotelhado.com.br/default.aspx

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO?

JÁ PENSOU EM TER UM MINHOCÁRIO PARA RECICLAR O SEU LIXO ORGÂNICO DOMÉSTICO?   ...